Laerte Gomes é eleito presidente da Assembleia Legislativa de RO

O deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) é o novo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Ele assume o cargo ao biênio de 2019 até 2020.

A votação à Mesa Diretora da ALE-RO aconteceu na tarde desta sexta-feira (1º), logo após a posse dos 24 deputados da 10ª legislatura. A presidência do parlamento era ocupada por Maurão de Carvalho (MDB).

Concorrendo em chapa única (Unidos por Rondônia), Laerte teve aceitação quase unânime dos parlamentares. Apenas o deputado Luizinho Goebel (PV) não aprovou a candidatura do peessedebista e preferiu se abster do voto.

Veja o perfil dos 24 deputados estaduais de Rondônia
O novo presidente da ALE-RO já foi prefeito de Alvorada do Oeste pelo PR. Em 2014, concorreu a deputado estadual pelo PEN, hoje Patriota. Recebeu mais de 16 mil votos.


As deputadas Rosângela Donadon (PDT) e Cássia dos Muletas (Podemos) ocupam, respectivamente, a 1ª e a 2ª vice-presidência da Casa.

Laerte Gomes fez um discurso otimista e agradeceu o apoio dos pares, afirmando que, em seu mandato, vai prevalecer o diálogo. Conforme destacou em discurso o deputado José Lebrão (MDB), Laerte recebe uma assembleia com R$ 11 milhões em caixa.

“Parte do valor já está empenhado para pagamento de dívidas, mas R$ 6 milhões estão livres para que os legisladores iniciem os trabalhos da melhor maneira possível”, disse Lebrão.


Fazendo dobradinha com o PSDB, o deputado Alex Redano (PRB) foi eleito para ocupar a cadeira de presidente da casa de leis no segundo biênio desta 10ª legislatura. Redano também concorreu com chapa única e, ao contrário de Larte Gomes, teve 100% dos votos.

O mandato do deputado terá os parlamentares Jean Oliveira (MDB) e Marcelo Cruz (PTB) respectivamente, como 1º e 2º vice-presidentes. O deputado Jair Montes (PTC) foi aprovado para primeiro secretário da mesa diretora para o segundo biênio legislativo.

Posse dos estaduais
Os 24 deputados estaduais eleitos assumiram oficialmente nesta sexta-feira os cargos conquistados nas eleições gerais de 2018 para a ALE-RO em cerimônia no espaço de eventos Talismã 21, região Leste de Porto Velho. Será uma nova Assembleia Legislativa, com uma renovação de 50% dos membros.

A 10ª legislatura do parlamento rondoniense terá como característica a fragmentação partidária. São 16 partidos que ocupam os assentos na ALE-RO. Em 2019, todos os deputados eleitos já exerceram ou disputaram algum cargo político.

Matéria:G1

Comentarios

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus idealizadores.